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Eixo suspenso: como funciona a cobrança de pedágio?

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Eixo suspenso: como funciona a cobrança de pedágio?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 12 de julho de 2024

A cobrança de pedágio para caminhões com eixo suspenso é um tema complexo e repleto de detalhes importantes para os transportadores.  

Afinal, suspender o eixo é uma prática cada vez mais comum para reduzir o desgaste dos pneus, especialmente quando o veículo não está totalmente carregado. 

Mas em quais situações você pode cobrar pedágio desses tipos de veículos? Você sabe responder a essa pergunta?  

Neste artigo, vamos explorar como funciona essa cobrança. Entenda! 

    Afinal, o uso do eixo suspenso é permitido por lei? 

    Sim, o uso de eixo suspenso é permitido por lei no Brasil.  

    Entretanto, a legislação brasileira, especificamente a Lei 13.103/2015 (conhecida como a Lei dos Caminhoneiros), regulamenta a utilização de eixos suspensos desde que seja feita a cobrança de pedágio em algumas situações.  

    Nesses casos, somente veículos vazios ou sem o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) aberto estão livres da cobrança de tarifa sobre esses eixos.  

    Vale ressaltar que o MDFe é o documento que reúne todas as informações sobre origem, destino e tipo de carga transportada pelo veículo.  

    Ou seja, para evitar qualquer cobrança indevida, antes de seguir viagem, é indispensável que o caminhoneiro ou a transportadora certifiquem-se de que foi realiza a baixa no Manifesto.  

    Na prática, como é feita essa cobrança de eixo suspenso? 

    Você utiliza a seguinte regra para fazer a cobrança de caminhões com eixo suspenso:

    Ao passar pela praça de pedágio, as câmeras leem a placa do caminhão e verificam automaticamente na base de dados da Sefaz se ele está vinculado a algum MDFe em aberto.  

    Se houver, significa que o veículo está carregado. Caso o MDFe esteja encerrado, presume-se que o caminhão está vazio. 

    Se você perceber que o caminhão está visivelmente vazio ao passar pela cabine de pedágio, não deve cobrar a tarifa.

    Meios de pagamento disponíveis 

    Entre as principais alternativas de pagamento disponíveis estão: 

    Dinheiro: tradicionalmente usado em todas as praças de pedágio. Embora prático, pode ser menos seguro devido ao risco de assaltos. 

    Cartão de débito e crédito: Em algumas praças é possível pagar o pedágio com cartões de crédito e débito. No entanto, é importante verificar se todas as cabines da rota da praça aceitam essa forma de pagamento para evitar imprevistos. 

    TAG de pedágio: esse método oferece o benefício do caminhoneiro pode passar pela praça de pedágio sem precisar parar, uma vez que o valor é debitado automaticamente da conta associada. 

    Quais os tipos de eixo de caminhão? 

    Os eixos de caminhão desempenham um papel crucial na estabilidade, capacidade de carga e eficiência operacional do veículo. Os cinco tipos principais de eixos são: 

    1. Eixo simples 

    O eixo simples possui uma única linha de rodas em cada lado do veículo.

    Você frequentemente encontra o eixo simples em caminhões de pequeno a médio porte, como caminhões leves, caminhonetes e alguns veículos comerciais menores.

    Sendo ideal para cargas leves e operações urbanas onde a manobrabilidade e o menor peso do eixo são vantajosos. 

    2. Eixo duplo 

    O eixo duplo possui duas linhas de rodas em cada lado do caminhão. 

    O seu uso comum é em caminhões de maior porte, como aqueles destinados ao transporte de mercadorias pesadas e em longas distâncias. 

    Esse eixo proporciona uma melhor distribuição de peso, aumentando a capacidade de carga e a estabilidade do veículo. 

    3. Eixo triplo 

    O eixo triplo consiste em três linhas de rodas em cada lado. 

    Se você perceber que o caminhão está visivelmente vazio ao passar pela cabine de pedágio, não deve cobrar a tarifa.

    Na prática, ele é essencial para operações que exigem alta capacidade de carga, garantindo que você distribua o peso de forma uniforme para evitar danos ao pavimento e ao próprio veículo.

    4. Eixo direcional 

    O eixo direcional auxilia na direção do caminhão.

    Você comumente encontra o eixo direcional em caminhões que necessitam de maior capacidade de manobra, como aqueles utilizados no transporte de cargas especiais ou em áreas urbanas congestionadas.

    Serve para melhorar a capacidade de manobra do caminhão, tornando-o mais ágil e fácil de controlar, especialmente em curvas e durante o estacionamento. 

    5. Eixo suspenso 

    Você pode levantar ou abaixar o eixo suspenso conforme a necessidade do transporte.

    Os caminhoneiros utilizam o eixo suspenso para economizar combustível e reduzir o desgaste dos pneus quando o caminhão está vazio ou com carga reduzida.

    Permite ajustar o número de eixos em contato com o solo de acordo com a carga, otimizando a eficiência do transporte. 

    Onde emitir MDFe? 

    Se você precisa emitir esse documento para evitar multas, conheça o emissor da Hivecloud. Com ele você pode emitir seu Manifesto em 1 minuto de qualquer lugar.  

    Basicamente, tudo o que precisa é de internet e de um computador, uma vez que todos os dados ficam salvos na nuvem. 

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