A cobrança de pedágio para caminhões com eixo suspenso é um tema complexo e repleto de detalhes importantes para os transportadores.
Afinal, suspender o eixo é uma prática cada vez mais comum para reduzir o desgaste dos pneus, especialmente quando o veículo não está totalmente carregado.
Mas em quais situações você pode cobrar pedágio desses tipos de veículos? Você sabe responder a essa pergunta?
Neste artigo, vamos explorar como funciona essa cobrança. Entenda!
Afinal, o uso do eixo suspenso é permitido por lei?
Sim, o uso de eixo suspenso é permitido por lei no Brasil.
Entretanto, a legislação brasileira, especificamente a Lei 13.103/2015 (conhecida como a Lei dos Caminhoneiros), regulamenta a utilização de eixos suspensos desde que seja feita a cobrança de pedágio em algumas situações.
Nesses casos, somente veículos vazios ou sem o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) aberto estão livres da cobrança de tarifa sobre esses eixos.
Vale ressaltar que o MDFe é o documento que reúne todas as informações sobre origem, destino e tipo de carga transportada pelo veículo.
Ou seja, para evitar qualquer cobrança indevida, antes de seguir viagem, é indispensável que o caminhoneiro ou a transportadora certifiquem-se de que foi realiza a baixa no Manifesto.
Na prática, como é feita essa cobrança de eixo suspenso?
Você utiliza a seguinte regra para fazer a cobrança de caminhões com eixo suspenso:
Ao passar pela praça de pedágio, as câmeras leem a placa do caminhão e verificam automaticamente na base de dados da Sefaz se ele está vinculado a algum MDFe em aberto.
Se houver, significa que o veículo está carregado. Caso o MDFe esteja encerrado, presume-se que o caminhão está vazio.
Se você perceber que o caminhão está visivelmente vazio ao passar pela cabine de pedágio, não deve cobrar a tarifa.
Meios de pagamento disponíveis
Entre as principais alternativas de pagamento disponíveis estão:
Dinheiro: tradicionalmente usado em todas as praças de pedágio. Embora prático, pode ser menos seguro devido ao risco de assaltos.
Cartão de débito e crédito: Em algumas praças é possível pagar o pedágio com cartões de crédito e débito. No entanto, é importante verificar se todas as cabines da rota da praça aceitam essa forma de pagamento para evitar imprevistos.
TAG de pedágio: esse método oferece o benefício do caminhoneiro pode passar pela praça de pedágio sem precisar parar, uma vez que o valor é debitado automaticamente da conta associada.
Quais os tipos de eixo de caminhão?
Os eixos de caminhão desempenham um papel crucial na estabilidade, capacidade de carga e eficiência operacional do veículo. Os cinco tipos principais de eixos são:
1. Eixo simples
O eixo simples possui uma única linha de rodas em cada lado do veículo.
Você frequentemente encontra o eixo simples em caminhões de pequeno a médio porte, como caminhões leves, caminhonetes e alguns veículos comerciais menores.
Sendo ideal para cargas leves e operações urbanas onde a manobrabilidade e o menor peso do eixo são vantajosos.
2. Eixo duplo
O eixo duplo possui duas linhas de rodas em cada lado do caminhão.
O seu uso comum é em caminhões de maior porte, como aqueles destinados ao transporte de mercadorias pesadas e em longas distâncias.
Esse eixo proporciona uma melhor distribuição de peso, aumentando a capacidade de carga e a estabilidade do veículo.
3. Eixo triplo
O eixo triplo consiste em três linhas de rodas em cada lado.
Se você perceber que o caminhão está visivelmente vazio ao passar pela cabine de pedágio, não deve cobrar a tarifa.
Na prática, ele é essencial para operações que exigem alta capacidade de carga, garantindo que você distribua o peso de forma uniforme para evitar danos ao pavimento e ao próprio veículo.
4. Eixo direcional
O eixo direcional auxilia na direção do caminhão.
Você comumente encontra o eixo direcional em caminhões que necessitam de maior capacidade de manobra, como aqueles utilizados no transporte de cargas especiais ou em áreas urbanas congestionadas.
Serve para melhorar a capacidade de manobra do caminhão, tornando-o mais ágil e fácil de controlar, especialmente em curvas e durante o estacionamento.
5. Eixo suspenso
Você pode levantar ou abaixar o eixo suspenso conforme a necessidade do transporte.
Os caminhoneiros utilizam o eixo suspenso para economizar combustível e reduzir o desgaste dos pneus quando o caminhão está vazio ou com carga reduzida.
Permite ajustar o número de eixos em contato com o solo de acordo com a carga, otimizando a eficiência do transporte.
Onde emitir MDFe?
Se você precisa emitir esse documento para evitar multas, conheça o emissor da Hivecloud. Com ele você pode emitir seu Manifesto em 1 minuto de qualquer lugar.
Basicamente, tudo o que precisa é de internet e de um computador, uma vez que todos os dados ficam salvos na nuvem.
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