Emitir CTe pode muitas vezes ser uma tarefa complicada. Mas, contar com funcionalidades, como a que permite importar os dados da nota para o CTe, pode failitar bastante essa atividade.
Não sabe como fazer isso? Continue para entender mais.
O que é Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe)?
O CTe é um documento fiscal obrigatório que serve para registrar a prestação de serviço de transporte de cargas realizado por terceiros, ou seja, quando você transporta mercadorias para um cliente.
Ele serve para informar todos os dados do frete, como quem está transportando, quem contratou, o que está sendo transportado, o valor do serviço e os dados do veículo.
Por isso, emitir o CTe é funsamental para ficar regularizado com a Sefaz, evitar multas e oficializar a prestação de serviço de transporte.
Como importar os dados da nota para o CTe?
Emitir um Conhecimento de transporte eletrônico pode ser um processo demorado e sujeito a erros quando o sistema não permite importar os dados da nota fiscal automaticamente, exigindo que o transportador preencha tudo na mão.
Com o emissor da Hivecloud, essa etapa se torna mais rápida e simples. Basta seguir o passo a passo:
- Abra seu emissor de CTe;
- Busque alguma nota do seu computador nos formatos PDF, XML ou pastas compactadas (.zip);
- Arraste-os para o seu ambiente emissor;
- Siga com a emissão do seu documento.
Dessa forma, ao fazer o upload no sistema, os dados da NFe são preenchidos automaticamente no CTe — sem digitação manual, o que economiza tempo, evita erros e garante uma emissão muito mais tranquila.
Por que a importação automática dos dados da notas facilita a sua operação de transportes?
O upload automático de informações das notas facilita a operação de transportes, uma vez que elimina a digitação manual, que além de tomar tempo, aumenta o risco de erros. Impactando em multas e possíveis rejeições na Sefaz.
Com esse recurso, o transportador consegue emitir o Conhecimento de Transporte eletrônico em poucos cliques, já que todas as informações da NFe são preenchidas automaticamente.
Dessa forma, são diversos benefícios diretos para o dia a dia da operação:
- Agilidade na emissão do CTe
Com os dados sendo puxados direto da nota fiscal (em PDF, XML ou .zip), você economiza minutos em cada emissão. Com isso, é só fazer o upload e o sistema já preenche os campos principais, reduzindo o tempo de trabalho e acelerando todo o processo.
- Menos erros manuais
Ao evitar o preenchimento manual, você também praticamente anula erros de digitação que podem causar a rejeição do CTe pela Sefaz ou até resultar em multas. Isso significa mais segurança para sua operação.
- Liberação mais rápida do caminhão
Quanto mais rápido o CTe é emitido, mais cedo o caminhão pode pegar a estrada. Isso impacta diretamente na eficiência da sua operação, especialmente quando você tem poucos veículos e cada hora parada conta.
- Mais produtividade na operação
Automatizando a emissão, sobra mais tempo para focar no que realmente importa: conseguir novos fretes, atender melhor os clientes e manter os caminhões rodando. Isso pode até abrir espaço para pegar mais cargas no dia.
Evite erros na sua operação de transportes!
Os emissores da Hivecloud são pensados para ser simples mesmo para quem não tem experiência com tecnologia. Afinal, com a importação automática das notas, a emissão do CTe se torna mais fácil e rápida.
Entre em contato conosco e saiba mais.