DistribuidoraE-commerceIndústriaTabela de Frete

Buscando transportadora? Veja como escolher um serviço de frete!

2 minutos de leitura
Buscando transportadora? Veja como escolher um serviço de frete!
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 23 de março de 2023

A internet tem sido uma ferramenta poderosa para a compra de produtos online e ganhou mais força após a pandemia do Covid-19. No setor de transporte de cargas, isso não foi diferente. Hoje em dia, é muito mais fácil contratar uma transportadora de carga pela internet: basta ter os dados da sua carga para escolher o melhor serviço de frete sem muita demora.

Pensando nessa facilidade, vamos mostrar, neste artigo, como você pode encontrar online uma transportadora.

Um passo a passo simples, que economiza seu tempo e traz muito mais oportunidades de negócio.

    1. Dados da carga

    O primeiro passo para contratar uma transportadora de carga pela internet é levantar todos os dados que envolvem a sua mercadoria. Você vai precisar de todos eles para informar no site de pesquisa. Assim, aparecerão apenas as transportadoras que atenderão às necessidades da sua carga. Logo, tenha próximo a você as seguintes informações:

    • Altura; 
    • Largura;
    • Comprimento;
    • Volume;
    • Peso; e
    • Valor em R$ da sua mercadoria.

    Além desses dados, é importante você saber a capacidade técnica do veículo que a sua carga exige. A sua mercadoria é carga geral? De grãos? Produtos congelados? Ou líquidos?

    Se a sua carga se encaixa no modelo de produtos perigosos, por exemplo, é importante que durante o contato com a transportadora, você verifique se a empresa atende às normas da ANTT para essa categoria.

    2. Dados do local de embarque e desembarque

    Outro ponto bastante importante que você deve ter em mente antes mesmo de procurar uma transportadora de carga online são os locais de embarque e desembarque da sua mercadoria. 

    Pois, não adianta você inserir todos os dados que mencionamos no ponto anterior e aparecer para você algumas empresas que não atendem na região que você deseja.

    Quando você já insere na pesquisa o local de coleta e de entrega, mais uma vez você tem um resultado de busca assertivo.

    3. Modal da transportadora de carga

    A modalidade de transporte da sua mercadoria está ligada aos locais de embarque e desembarque. Por isso, também é importante que você defina o modal que mais atende às localizações que envolvem sua carga.

    Entenda que, levantar todas as informações citadas nesses três primeiros pontos faz toda a diferença na hora de pesquisar pela transportadora. Quanto mais específico você for em sua busca, mais ágil e simples essa tarefa será.

    4. Pesquisando transportadora de carga online

    Bom, agora que você já levantou todas as informações necessárias da sua mercadoria, é hora de pesquisar a transportadora que vai realizar o serviço de frete para sua empresa.

    Para isso, faça pesquisas ampliadas e, claro, não esqueça de ver diferentes opções para chegar a uma mais ideal e alinhada a sua necessidade.

    Infográfico custos do transporte de carga

    Gerencie as transportadoras contratadas!

    Gerenciar as transportadoras contratadas para fazer a entrega das suas mercadorias é um desafio. Aliás, é necessário ter cuidados que vão desde a pesquisa de um serviço de frete até a entrega da carga ao seu destino.

    Para isso, é importante ter tecnologias à disposição da sua empresa para otimizar esses processos.

    Quer aprender quanto custa o transporte de cargas para a sua empresa? Baixe o e-book e confira as dicas.